União Europeia propõe reduzir jornada de trabalho para evitar demissões

© REUTERS / Nacho DoceBeliches preparados para moradores de rua da cidade de Barcelona, na Espanha, 25 de março de 2020
Beliches preparados para moradores de rua da cidade de Barcelona, na Espanha, 25 de março de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira (1º) a redução da jornada de trabalho para ajudar as pessoas a manterem seu emprego em meio à pandemia da COVID-19.

A proposta é baseada no programa Kurzarbeit da Alemanha, instrumento que permite que o trabalho formal de longo período possa ser reduzido, com cortes de salários.

O anúncio da proposta foi feita pela chefe da Comissão, Ursula von der Leyen, por uma mensagem de vídeo. No entanto, ela não deu detalhes sobre como o esquema será financiado, mas disse que seria garantido a todos os 27 países da União Europeia.

"As empresas estão pagando salários a seus funcionários, mesmo que, no momento, não estejam ganhando dinheiro. A Europa agora irá apoiar, com uma nova iniciativa", disse von der Leyen, citada pela agência Reuters.

Na Alemanha, no programa Kurzarbeit o governo paga parte do salário dos trabalhadores quando as empresas cortam suas horas diante de uma desaceleração econômica para impedir que eles percam o emprego.

"Dessa forma, as pessoas são poupadas do buraco em suas carteiras durante a crise. Elas podem continuar pagando seus aluguéis e comprando o que precisam. E isso também tem um impacto positivo na economia", completou.

Segundo a chefe da Comissão Europeia, mais detalhes de seus planos estarão disponíveis na quinta-feira (2).

"O objetivo é ajudar a Itália, a Espanha e todos os outros países que foram duramente atingidos. E o fará graças à solidariedade de outros Estados membros", afirmou von der Leyen.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала