"Foi um gesto muito agradável por parte do presidente [da Rússia Vladimir] Putin. Eu poderia ter dito não, obrigado ou poderia ter dito obrigado. Era um grande avião de suprimentos médicos de alta qualidade. E eu disse 'eu aceito'", afirmou Trump em uma entrevista na Casa Branca nesta quinta-feira (2).
Trump ainda acrescentou que Putin ofereceu "muitos equipamentos médicos de alta qualidade" e que "isso pode salvar muitas vidas".
Um avião de carga militar russo de modelo An-124 chegou a Nova York na quarta-feira (1º). A região é a mais atingida nos EUA pelo novo coronavírus. Parte da carga foi comprada pelos Estados Unidos e o restante foi pago pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).
Trump explicou também que a oferta foi feita durante sua conversa por telefone com Putin no início de março deste ano. Em seguida o presidente norte-americano respondeu a um repórter dizendo que não está "preocupado com a propaganda russa, nem um pouco".
O número de casos da COVID-19 nos EUA chegou agora a 243.453, incluindo ainda 5.926 mortos segundo o painel da Universidade Johns Hopkins.