As imagens foram doadas ao museu de Bletchley Park por uma pessoa que preferiu o anonimato.
Na filmagem, majoritariamente em preto e branco, é possível ver funcionários de Whaddon Hall, local em que a inteligência britânica instalou sua Escola de Cifração e Códigos (GC&CS, na sigla em inglês) no Parque Bletchley, no condado britânico de Buckinghamshire, publicou o museu.
Ainda segundo a instituição, as imagens trazem cenas compiladas feitas entre 1939 e 1945 de membros da seção VIII do MI6 britânico em conversas e momentos de lazer, como visto abaixo.
Imagens inéditas
Comentando a descoberta, David Kenyon, pesquisador histórico do parque declarou:
"Não existe nenhuma outra imagem de um local intimamente conectado com Bletchley Park. Nós não sabemos quem filmou isso e as imagens não passam nenhum segredo de Estado ou dicas sobre o trabalho que as pessoas estavam fazendo. Se tivesse caído nas mãos erradas pouco teria sido vazado, mas para nós hoje isso é uma descoberta surpreendente e uma gravação importante de um dos aspectos mais secretos e valiosos do trabalho de Bletchley Park."
Acredita-se que no local os britânicos decifraram os códigos da máquina de comunicações alemã Enigma, vastamente usada pelos militares de Hitler para a troca de mensagens secretas durante a Segunda Guerra Mundial.