A Marinha norte-americana anunciou na sexta-feira (10) que o navio de ataque anfíbio USS America (LHA 6) e o destróier japonês JS Akebono (DD 108) participaram de uma operação conjunta no mar da China Oriental, conforme referido pelo Defense Blog.
O USS America, navio-almirante da 31ª Equipe Expedicionária de Fuzileiros Navais, está em missão na área de operações da 7ª Frota dos EUA "para aumentar a operacionalidade com aliados e parceiros e servir como uma força de resposta para defender a paz e a estabilidade na região", escreve o blog.
O mais recente navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA foi concebido para poder atuar em conjunto com os caças furtivos multifunção de quinta geração F-35 do Corpo de Fuzileiros Navais.
#USNavy Amphibious Assault Dhip and #JMSDF Destroyer Operate in #EastChinaSea
— Naval War College Naval & Maritime News (@NavalNews) April 11, 2020
via @defence_blog https://t.co/aozzk3aX9L
Navio de assalto norte-americano e destróier japonês em operação conjunta no mar da China Oriental
A função dos F-35 é atacar e destruir alvos à superfície, interceptar e destruir aeronaves inimigas, fornecer suporte de guerra eletrônica e de reconhecimento em rede, em todo o tipo de operações de combate.
Têm igualmente capacidade autônoma para atacar uma ampla gama de alvos fixos ou em movimento, seja de dia ou de noite e em condições climáticas adversas.
Estes alvos incluem ameaças aéreas e terrestres, bem como unidades de superfície inimigas no mar e mísseis de cruzeiro antinavio ou de ataque terrestre, podendo completar todas suas missões sem depender de fontes externas, usando somente os dados introduzidos em seus sistemas a bordo ou recebidos de outros F-35.