Cientistas, que deram uma segunda olhada em observações antigas do Telescópio Espacial Kepler, descobriram em um sistema distante um planeta do mesmo tamanho da Terra, afirma um comunicado de imprensa da NASA publicado na quarta-feira (15).
De acordo com a agência, sua distância da estrela hospedeira sugere que o planeta poderia suportar água.
"De todos os exoplanetas encontrados por Kepler, este mundo distante, localizado a 300 anos-luz da Terra, é o mais parecido com a Terra em tamanho e temperatura estimada", diz o comunicado.
Este corpo celeste recém-revelado, chamado Kepler-1649c, é 6% maior que a Terra. Além disso, a quantidade de luz estelar que recebe de seu astro hospedeiro é 75% da quantidade de luz que a Terra recebe do Sol, o que significa que a temperatura do exoplaneta pode ser semelhante à do nosso planeta, acrescenta o texto.
No entanto, o sustento da vida poderia ser um desafio, porque o planeta orbita uma estrela anã vermelha, uma variedade conhecida por erupções estelares.
Os cientistas descobriram este planeta ao olhar observações antigas de Kepler, que a agência retirou de serviço em 2018.