As torres de conexão 5G foram instaladas a cinco mil metros de altitude em uma base no monte Everest.
Ao total, três torres foram instaladas, enquanto outras duas deverão ser no próximo sábado (25).
No momento, a empresa China Telecom já está transmitindo as imagens do local em regime de 24 horas por dia e sete dias na semana, incluindo visão panorâmica de 360°, publicou o tabloide Daily Star.
Por sua vez, a instalação foi feita pela gigante chinesa Huawei.
Hey, #MountEverest, #5G is coming! #China’s telecom operator China Mobile & tech giant #Huawei have now launched 3 5G base stations near the summit of Mt. Everest. It is expected to complete the other 2 stations on April 25, when 5G signal will cover the summit for the first time pic.twitter.com/J2aLk60PH0
— Economic Daily, China (@EDNewsChina) April 20, 2020
Monte Everest, o 5G está vindo! Operadora de telecomunicações China Mobile e a gigante tecnológica Huawei lançaram três bases de [conexão] 5G próximo da cúpula do monte Everest. É esperado que outras duas estações sejam completadas em 25 de abril, quando a conexão 5G irá cobrir a cúpula pela primeira vez
Para chegar ao local de instalação, os trabalhadores contratados enfrentaram as condições extremas do local, a exemplo a baixa concentração de oxigênio.
"Isso é uma chance ao povo chinês que está em casa devido ao coronavírus para desfrutar das vistas panorâmicas da beleza da montanha com tecnologia de ponta", publicou o tabloide citando o porta-voz da China Telecom, Liao Hongfeng.
Desta forma, milhões de pessoas no mundo terão a oportunidade de ver o local ao vivo pela primeira vez.
O evento da instalação também marca o 60º aniversário da primeira subida ao monte pela passagem Colo Norte, na cordilheira do Himalaia, realizada por uma equipe chinesa em maio de 1960.