A declaração de Trump foi feita nesta quarta-feira (22) em sua conta no Twitter.
I have instructed the United States Navy to shoot down and destroy any and all Iranian gunboats if they harass our ships at sea.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 22, 2020
Eu instruí a Marinha dos Estados Unidos a abater e destruir todos e quaisquer barcos de guerra iranianos se hostilizarem nossos navios no mar
A Marinha dos EUA reclamou em várias ocasiões que as chamadas lanchas iranianas se aproximaram perigosamente de seus destróieres e navios petroleiros que patrulham a região do golfo Pérsico.
No dia 15 de abril, militares americanos relataram que um grupo de 11 navios da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã hostilizou navios de guerra americanos no norte do golfo Pérsico.
"As embarcações da Marinha do IRGC cruzaram repetidamente as proas e popas dos navios dos EUA a uma distância extremamente curta e em altas velocidades", disse um comunicado do Comando Central da Marinha dos EUA, acrescentando que alguns passaram a 50 metros do navio expedicionário USS Lewis B. Puller e a 10 metros de um barco da Guarda Costeira americana.
Disparos de navios de guerra norte-americanos contra embarcações militares iranianas podem potencialmente levar a uma nova rodada de tensões entre os dois países, após quatro meses de ambos os Estados terem acabado à beira de um conflito militar aberto.
A última escalada ocorreu depois que a Força Aérea dos EUA matou o general iraniano Qassem Soleimani em um ataque aéreo no Iraque em 3 de janeiro de 2020.