De acordo com arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) esta é a primeira aldeia pré-hispânica a ser registrada nesta localidade da península de Yucatán.
"Este povo antigo tem como particularidade a proximidade notável à costa caribenha, daí se teoriza que a vocação fundamental daqueles que aqui habitavam era pesca e agricultura", informou a entidade mexicana em comunicado.
INAH archaeologists locate a Post-Classical Mayan village in Mahahual, Quintana Roo https://t.co/PeNyyWxLjU #mexicanhistory #mexico #maya #quintanaroo pic.twitter.com/9zszCw4GdI
— Survivor (@SurvivorinMx) April 28, 2020
Arqueólogos do INAH localizam aldeia maia pós-clássica em Mahahual.
O local foi descoberto por habitantes de Mahahual, um centro turístico em desenvolvimento localizado a cerca de 350 quilômetros das praias de Cancún.
Archaeologists locate #Mayan town near village of Mahahual, Quintana Roo https://t.co/L6DlRtJvil pic.twitter.com/pVLKclfNtP
— APANB (@APANB_AAPNB) April 29, 2020
Arqueólogos localizam uma aldeia da civilização maia perto de Mahahual, no México.
Uma das particularidades da referida aldeia em Mahahual assinaladas por arqueólogo Fernando Cortés é que durante a primeira fase de análise superficial "não foram encontrados objetos adicionais como fragmentos de cerâmica de pedra ou elementos ósseos".
Isso pode indicar que a localidade foi ocupada por pouco tempo durante o período pós-clássico da civilização maia entre os séculos XIII e XVI, segundo o instituto.