A economia dos EUA se contraiu em 4,8% durante o primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019 e sofreu uma recessão técnica devido ao fechamento da maior parte do país como consequência da pandemia mundial da COVID-19, informa a agência AP.
O Departamento de Comércio dos EUA afirmou que o PIB norte-americano registrou sua primeira queda trimestral em seis anos e experimentou sua maior queda desde que perdeu 8,4% no quarto trimestre de 2008, quando ocorreu a última grande recessão econômica mundial.
Este resultado negativo será o prelúdio de uma devastação econômica muito maior no segundo trimestre, uma vez que, segundo estimativas do Escritório de Orçamentos do Congresso dos EUA (CBO, na sigla em inglês), o PIB norte-americano sofrerá uma queda de 40% como consequência da falência de empresas e demissões massivas.
Se este cenário se cumprir, o resultado superaria de maneira ampla o pior trimestre do PIB de 1947, quando os EUA começaram a registrar estatísticas sobre o crescimento econômico do país, e será quatro vezes pior que a maior contração trimestral registrada até o momento, um desastre que ocorreu em 1958.