O espaço aéreo sobre o Aeroporto Internacional de Riga foi fechado devido a um drone que se perdeu, disse à agência de notícias letã LETA a porta-voz do aeroporto, Laura Karnite, acrescentando que as medidas já causaram perturbações do tráfego aéreo, sendo que um voo proveniente da China foi obrigado a mudar sua rota e aterrissar em Tallinn, na Estônia.
‼️ Brīdinājums par nekontrolēti lidojošu dronu
— Civilās aviācijas aģentūra (@LV_CAA) May 2, 2020
‼️ Ja redzat šādu lidojošu dronu, ziņojiet pa tālruņiem 29337238 vai 65703988
ℹ️ Plašāka informācija: https://t.co/4jqGB0hdDv pic.twitter.com/nhB3HOgV7J
Uma empresa fabricante de veículos aéreos não tripulados (VANT) da Letônia perdeu a comunicação com um de seus aparelhos no sábado (2), enquanto realizava um teste de voo controlado a 200 metros do solo. Desde então a localização do drone é desconhecida, para localizar o VANT as autoridades enviaram aeronaves.
— Civilās aviācijas aģentūra (@LV_CAA) May 3, 2020
Na operação de busca o Exército letão acionou um biplano An-2 e um helicóptero Mi-17. A Agência de Aviação Civil informou também que ambas as aeronaves estão participando da operação e instou os cidadãos a fornecerem informações sobre o VANT "fugitivo" se o avistarem, escreve RT.
O aparelho é capaz de atingir uma velocidade de 70 km/h e no momento em que se perdeu tinha combustível suficiente para 90 horas de voo.