Ao total, a formação geológica tem 150.000 km³ de rocha, mais que o Mauna Loa com 83.000 km³ e que até recentemente ocupava o lugar de maior vulcão do planeta.
A descoberta foi feita por cientistas da Universidade do Havaí, EUA, após constatarem que duas pequenas ilhas no litoral do arquipélago americano eram a parte visível de um grande vulcão. O achado foi divulgado pelo portal Science Direct.
🌋 The largest and hottest shield volcano on Earth was revealed by @soestnews researchers - A team of volcanologists and ocean explorers used evidence to determine #Puhahonu now holds this distinction ➡️ https://t.co/zA6edGEby0 #UHMResearch pic.twitter.com/gLxEltK7aN
— University of Hawaii at Manoa (@uhmanoa) May 16, 2020
O maior e mais quente vulcão-escudo na Terra foi revelado por cientistas – Um time de vulcanólogos e exploradores do oceano usaram evidências para determinar que o Puhahonu agora detém esta distinção
Desta forma, o Gardner Pinnacles, chamado de Puhahonu (tartaruga que se levanta para respirar, na tradução da língua local), só possui um terço de seu volume total exposto, enquanto sua parte restante está enterrada sob detritos, corais e material diverso que vem sofrendo erosão desde o pico.