A aeronave estava voando de Dunkeswell para Lee-On-Solent quando o piloto perdeu o controle do aparelho por razões ainda não apuradas, se vendo na necessidade de acionar o sistema CAPS.
CAPS é um sistema de paraquedas acoplado à fuselagem e de ejeção instantânea em caso de perigo iminente de queda. Ao invés de um paraquedas individual, o CAPS protege o avião inteiro, o mantendo a flutuar no ar, evitando que caia.
Plane has drifted towards shore at Calshot. Police on scene clearing people back. pic.twitter.com/6h89c4a7nL
— Mark Godden (@MarkGodden) May 31, 2020
O avião se afastou em direção à costa de Calshot. A polícia no local está dispersando as pessoas
Segundo o UK Aviation News, o CAPS já salvou mais de 170 vidas desde 2002, estando na base da popularidade deste monomotor de quatro ou cinco lugares.
Plane crash landed in Solent off crowded Calshot beach. Two people rescued. Seems they managed to deploy a parachute pic.twitter.com/ZOgD0XHslE
— Peter Henley (@BBCPeterH) May 31, 2020
O avião caiu na lotada praia de Calshot, em Solent. Duas pessoas foram resgatadas. Parece que eles conseguiram acionar um paraquedas
O avião acabou caindo lentamente na praia de Calshot, no canal da Mancha, tendo os dois ocupantes conseguido sair por si próprios da aeronave e sido prontamente resgatados por barcos que se encontravam nas proximidades.
A Cirrus SR22 Crashed at #Calshot this afternoon no injuries reported ! pic.twitter.com/e5iJBt9NYz
— Andrew's Aviation (@Aviationadllxx) May 31, 2020
Um Cirrus SR22 caiu em Calshot esta tarde, não havendo feridos a registrar
Nenhum deles necessitou de assistência médica. As autoridades aeronáuticas iniciaram uma investigação.
O Cirrus SR22 é um monomotor muito popular desde a sua introdução no mercado no início dos anos 2000. Uma das razões é seu sistema de paraquedas, que permite salvar os tripulantes em caso de queda, aponta a Ukaviation.news.