Especialistas advertem sobre novo esquema de roubo de contas no WhatsApp e revelam como se proteger

© Sputnik / Natalia SeliverstovaLogotipo do WhatsApp no monitor do smartphone e computador
Logotipo do WhatsApp no monitor do smartphone e computador - Sputnik Brasil
Nos siga no
O golpe está relacionado ao código de verificação de seis dígitos que o usuário recebe por SMS quando muda seu dispositivo ou instala novamente o aplicativo.

O portal de tecnologia WABetaInfo advertiu em sua página no Twitter aos usuários do WhatsApp sobre um novo esquema através do qual hackers podem obter acesso a suas contas.

O golpe está relacionado ao código de verificação de seis dígitos, recebido por mensagem SMS.

Particularmente, os hackers enviam ao usuário uma mensagem supostamente da equipe de suporte técnico do WhatsApp, solicitando o código de verificação após afirmar que "alguém recentemente registrou uma conta de WhatsApp com seu número" e que não podem determinar se "o início da sessão é legítimo".

"O WhatsApp não envia mensagens pelo WhatsApp, e se o fazem (para anúncios globais, mas é muito raro), um indicador verde de verificação é visível. O WhatsApp nunca pede seus dados ou códigos de verificação", explica WABetInfo.

Além do mais, o portal demonstra neste tweet o exemplo de um chat oficial do serviço norte-americano de mensagens:

​Este é um exemplo de um chat oficial do WhatsApp.

Esta é uma marca de verificação verde e não há uma barra de chat, então, não é possível responder a estas mensagens.

Outros contatos que afirmam serem o WhatsApp são falsos. Tome cuidado!

Este novo golpe de roubo foi possível devido ao fato de que o serviço necessita verificar que o novo dispositivo está vinculado ao número de telefone do usuário, motivo pelo qual envia um SMS de verificação com um código. No entanto, o serviço não verifica o número de telefone no próprio dispositivo, confiando neste SMS.

Desta forma, se um hacker conhece seu número e pode obter seu código de verificação, se torna possível sequestrar sua conta e instalar seu aplicativo em outro dispositivo, ainda que tenha um número de telefone diferente do seu.

Para evitar este risco, é recomendável ativar a opção "Verificação em dois passos" em "Configuração", no campo da "Conta". Com esta medida adicional adotada, qualquer tentativa de verificar seu número de telefone deve ser acompanhada de um código PIN de seis dígitos, que o próprio usuário cria com esta função, explicam os especialistas da revista Forbes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала