A decisão foi publicada na sexta-feira (5) e tem como objetivo evitar confrontos entre grupos políticos. Há pelo menos três manifestações marcadas para o domingo (7) na Avenida Paulista, em São Paulo, contra e a favor do governo do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo é fruto de um requerimento da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e cita diversos grupos de direita e esquerda que seriam impedidos de promover manifestações.
Segundo publicou o jornal Folha de São Paulo, os principais grupos de apoio a Bolsonaro não participarão dos protestos e apenas grupos menores devem marcar presença na Avenida Paulista, a partir das 11h00. Já os grupos de oposição ao governo têm uma manifestação marcada para começar às 14h00. O movimento negro também organiza a manifestação "Vidas Negras Importam", marcada para ocorrer às 10h00 também na Avenida Paulista.
A proibição proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo repercute confrontos ocorridos na manifestação do domingo (31), quando grupos a favor e contra Bolsonaro se encontraram na Avenida Paulista e houve provocações e enfrentamento entre manifestantes e a polícia.