Os arqueólogos acreditam que possa se tratar do teatro da época de Elizabeth I popularmente conhecido como Red Lion e datado de cerca de 1567.
A informação foi prestada em um comunicado à mídia pelo Instituto de Arqueologia da University College London, informou a CNN.
Nenhuma evidência física do teatro tinha sido encontrada antes e nunca havia sido confirmada sua localização exata.
Contudo, uma combinação de evidências levou o diretor da escavação, Stephen White, a estar "97% certo" de que se trata do Red Lion (Leão Vermelho), confidenciou ele à CNN.
The Elizabethan playhouse, known as the Red Lion, marked a shift from performances in inn yards to shows in dedicated performance spaces https://t.co/awDo6B9yx3
— CNN Philippines (@cnnphilippines) June 10, 2020
Teatro da época de Elizabeth I, conhecido como Red Lion, marcou uma mudança das representações em pátios de estalagens para espetáculos em espaços dedicados à representação
White realçou a importância do local na história do teatro, já que o Leão Vermelho marcou a mudança das representações em pátios de estalagens para espetáculos em espaços especificamente dedicados à representação.
O teatro foi mandado construir por um mercador e empresário, John Brayne, que reconheceu o potencial de fazer dinheiro edificando um teatro.
One of the most exciting and significant finds from #WhitechapelCentral was the possible remains of the #RedLionPlayhouse, the UK’s earliest (AD1567)!
— UCL Archaeology South-East (@ArchSouthEast) June 10, 2020
This site, with its prototype stage and seating, could represent the dawn of Elizabethan theatre!https://t.co/wzbs4AFUTX pic.twitter.com/ZglHWfyZfk
Um dos achados mais emocionantes e significativos no empreendimento White Chapel Central foram os possíveis vestígios do teatro Red Lion, o mais antigo do Reino Unido (1567)! Este local, com seu palco e assentos, pode representar o alvorecer do teatro elizabetano
Quase 500 anos depois, White e sua equipe descobriram as traves de madeira em avançado estado de decomposição no local de obras de um empreendimento habitacional em Londres.
"O fato de eles [os barrotes] terem sobrevivido é praticamente um milagre", exultou White, que prevê que as madeiras teriam desaparecido se o local fosse escavado daqui a dez anos.
A descoberta das madeiras soma-se à evidência cartográfica e documental de duas ações judiciais entre Brayne e os carpinteiros que trabalharam na construção do prédio.
O processo de 1569 falava de uma casa rústica apelidada de Leão Vermelho, com palco e assentos ao ar livre, informando mesmo suas dimensões.
Os arqueólogos descobriram uma estrutura retangular de madeira que se coadunava com as dimensões do palco referidas no processo judicial.
#ThrowbackThursday to when this late 17th century tavern mug with a Royalist medallion of Charles II was found at our Whitechapel excavations! It's looking a little cleaner these days! #WhitechapelCentral #RedLionPlayhouse #glowup pic.twitter.com/dOiY0DZsfK
— UCL Archaeology South-East (@ArchSouthEast) June 11, 2020
Caneca de taberna do final do século XVII ornada com um medalhão real de Charles II foi encontrada em nossas escavações em Whitechapel! Hoje em dia está um pouco mais limpa!
O local serviu inicialmente de armazém e de local de venda de cerveja, ao qual seria adicionado um palco e auditório para espetáculos de teatro, relatou a CNN.
Em 1576, usando o Leão Vermelho como protótipo, Brayne construiu o The Theatre, em Shoreditch, Londres, onde seriam apresentadas na década de 1590 peças de um jovem, um tal de William Shakespeare.
A próxima etapa do projeto consistirá em aprofundar as descobertas e determinar de forma mais precisa o uso dado aos edifícios, rematou White.