Trata-se de uma descoberta de pequenas pedras, que não excedem seis centímetros de comprimento, talhadas com uso de uma técnica especial. Os artefatos encontrados pertencem à civilização Acheulean, que teria surgido cerca de 1,76 milhão de anos atrás.
De acordo com uma teoria generalizada, representantes desta cultura foram os primeiros a sair do continente africano.
As ferramentas de pedra foram encontradas no nível arqueológico L1 do sítio de escavações Thomas I, na cidade marroquina de Casablanca, que remonta a pelo menos um milhão de anos, informa o comunicado de imprensa do Ministério da Cultura, Juventude e Esporte, relata portal Archaeology & Arts.
Just out today, innovative bladelet-like production in the African Acheulean, by our colleague JP Raynal in @nature sci. rep. https://t.co/X9gbwpeltI @INEE_CNRS @univbordeaux @CNRSAquitaine @CNRS #evolution #archeology pic.twitter.com/D22cbAE1t2
— PACEA (@PACEA_Bordeaux) June 8, 2020
Descoberta hoje [8] uma técnica inovadora de produção de pedras na civilização africana Acheulean.
Além das pequenas pedras talhadas, foram achados machados de pedra com duas lâminas, entre outras ferramentas feitas de pedra de quartzito.
O estudo fornece elementos muito importantes no que diz respeito à diversidade técnica e econômica dos antigos representantes da civilização Acheulean na África, bem como permite verificar sua grande capacidade em termos de competências e conhecimentos técnicos.