Sanções americanas farão Rússia ultrapassar China na produção de ouro até 2029, projeta Fitch

© Sputnik / Valery Titievsky / Acessar o banco de imagensBarras de ouro (imagem de arquivo)
Barras de ouro (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A renomada agência de classificação de risco Fitch Solutions projetou que a Rússia aumentará sua produção e reservas de ouro à medida que as sanções dos EUA forem aumentando.

Essa tendência levará a que o crescimento da produção russa de ouro permita superar a da China dentro de uma década, esclareceu a empresa provedora líder de mercado de soluções de crédito.

"O risco crescente de os bancos estatais russos tenham congelada sua negociação de todos os ativos denominados em dólares, à medida que as relações bilaterais permanecem tensas, está pressionando o Banco Central russo a aumentar suas reservas de ouro. Enquanto as tensões com os EUA persistirem, a demanda doméstica por ouro deve permanecer", afirma o relatório.

Segundo a Fitch, a produção de ouro da Rússia aumentará de 11,3 milhões de onças em 2020 para 15,5 milhões de onças em 2029, o que significaria um aumento de 3,7% anualmente. Isso significa que Moscou representaria 11,6% da produção global de ouro, contra os 10,6% atuais.

© Foto / Pixabay /PublicDomainPicturesBarras de ouro (imagem de arquivo)
Sanções americanas farão Rússia ultrapassar China na produção de ouro até 2029, projeta Fitch - Sputnik Brasil
Barras de ouro (imagem de arquivo)

Já em relação à China, a agência disse que a produção de ouro foi desafiada pelas rígidas regulamentações ambientais sobre resíduos sólidos provenientes da prospecção de ouro, que levaram a uma onda de fechamento de minas de ouro e a quedas de produção nas principais províncias produtoras. Além disso, anos de intensa mineração de ouro também resultaram em queda de reservas e paragem da produção em várias áreas.

Entre o atual ano e 2029, a Fitch espera que a produção de ouro de Pequim fique estagnada, crescendo 0,2% em média anualmente.

"Isso marca uma desaceleração notável em comparação com o crescimento médio anual de 3,1% nos dez anos anteriores. No entanto, o país continuará a ser o maior produtor global de minério de ouro por uma margem significativa", diz o relatório, apontando que o aumento do investimento da China em minas de ouro estrangeiras ajudará o país a preservar seu status de maior produtor.

No geral, o crescimento global da produção das minas de ouro deverá se recuperar nos próximos anos devido aos preços mais altos do ouro e às fusões entre as principais empresas de mineração, explica a Fitch.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала