Talibã faz 53 civis reféns no centro do Afeganistão

© AP Photo / Allauddin KhanMembros de uma facção dissidente dos combatentes do Talibã durante uma patrulha no distrito de Shindand na província de Herat, Afeganistão (foto de arquivo)
Membros de uma facção dissidente dos combatentes do Talibã durante uma patrulha no distrito de Shindand na província de Herat, Afeganistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Radicais do movimento Talibã fizeram 53 civis reféns na província de Daikondi, no centro do Afeganistão, disse o governador da província, Zia Hamdard.

Zia Hamdard, citado pela emissora Tolo News, disse que mulheres e 28 crianças estão entre os capturados. O governador informou que as autoridades locais conseguiram negociar com Talibã a liberação de nove reféns, e as negociações continuam.

O Afeganistão vive anos de instabilidade em função dos ataques realizados pelo Talibã e, desde 2015, o grupo terrorista Daesh (autoproclamado Estado Islâmico, proibido na Rússia e em outros países), apesar da forte presença militar dos Estados Unidos e de seus aliados.

No final de fevereiro passado, os EUA e o Talibã assinaram um acordo de paz no Qatar, o primeiro em mais de 18 anos de guerra.

Além de reduzir o contingente militar dos EUA no Afeganistão, o pacto contempla a libertação de milhares de prisioneiros pelo governo afegão e pelo Talibã para abrir o caminho para o diálogo.

Desde então, pouco progresso foi alcançado durante o processo de paz, principalmente em função de uma crise interna de poder em Cabul e dos atrasos na troca de prisioneiros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала