Um antigo templo do deus Nageswara foi desenterrado perto da vila de Peramalla Padu, no estado de Andhra Pradesh, leste da Índia, relata o portal OpIndia.
O templo tinha sido usado pelo povo local por mais de 100 anos e acredita-se que a estrutura tenha sido construída há cerca de 200 anos, quando a Índia ainda fazia parte do Império Britânico.
https://t.co/cyKogpKJXm Villagers Unearth Indian Temple Buried in River Sand https://t.co/jcydkmkZcR pic.twitter.com/8FppouVMk5
— 4biddenknowledge (@4biddnKnowledge) June 18, 2020
Moradores desenterram templo hindu da areia de leito de rio
Depois que o rio Penna mudou seu curso há mais de 80 anos, o templo ficou completamente enterrado sob areia e lodo, não se vislumbrando sequer a sua cúpula.
Este templo hindu é consagrado ao deus Nageswara, avatar do deus Shiva – um dos três deuses mais importantes do hinduísmo - e sua descoberta se deveu quase inteiramente ao trabalho árduo e à iniciativa de moradores locais, conforme refere o portal.
Segundo o site Aninews, um camponês iniciou uma recolha de fundos para retirar o templo da areia. Os moradores doaram dinheiro para financiar a operação e muitos concordaram em trabalhar no projeto gratuitamente. Foi necessário um dia de esforços para desenterrar o pináculo do templo.
O edifício ainda não está completamente desenterrado, mas o povo já faz planos para reconstruir o local sagrado – bastante danificado – respeitando a traça original.