Como o nome sugere, a mobilização tem como principal pauta a saída do presidente Jair Bolsonaro e também de seu vice, Hamilton Mourão. Os atos acontecem tanto nas redes sociais como presencialmente, em diversos estados do país.
Em Maceió-AL, Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, em ato simbólico na Pça Dom Pedro II. Cruzes simbolizavam as mais de 70 mil mortes por Covid-19 no Brasil e faixa #ForaBolsonaro , Fora Paulo Guedes, Fora Mourão, Genocidas!" estendida no chão.
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) July 10, 2020
Vídeo: Pablo Fernandes IAB/AL pic.twitter.com/81EvCq7zH5
Segundo seus organizadores, as manifestações nas ruas acontecem de acordo com as orientações das autoridades do setor de saúde, em pequenos grupos e procurando manter o distanciamento entre os indivíduos.
#10J | Macaé (RJ): Ato simbólico pelo Fora Bolsonaro e Mourão em frente ao Colégio Luiz Reid, respeitando o distanciamento social, com poucas pessoas, utilizando máscaras e álcool 70%#ForaBolsonaroeMourao#ForaBolsonaro pic.twitter.com/ekA5s3ORfB
— PSTU (@pstu) July 10, 2020
O Dia Nacional de Mobilização é a primeira atividade da Campanha "Fora, Bolsonaro", que ainda prevê uma plenária virtual neste sábado (11), e outros atos simbólicos no domingo (12), em defesa da democracia.
Em Belo Horizonte-MG, neste dia Dia Nacional de Mobilização por #ForaBolsonaro, militantes também gritaram #ForaZema!
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) July 10, 2020
O ato simbólico foi realizado pela CUT Minas, lideranças políticas e militantes que ocuparam a Praça da Assembleia.
📸 Felipe Muniz (@munizfelipe86) pic.twitter.com/f4zegeYAtr
Os responsáveis pela campanha afirmam que, enquanto o país vive um dos momentos mais desafiadores de sua história, com uma crise sanitária, econômica e política, o governo promove uma escalada autoritária, com o objetivo de avançar na retirada de direitos, atacar a soberania nacional e promover medidas de fechamento do regime, ao mesmo tempo em que oferece "estímulo à movimentos na sociedade civil de caráter neofascista".
#ForaBolsonaro no Recife! Mercado de Casa Amarela. pic.twitter.com/3CUM7tBjmF
— Humberto Costa (@senadorhumberto) July 10, 2020
Diante disso, segundo eles, há, na sociedade brasileira, uma crescente insatisfação e uma ampla maioria que se opõe ao governo, defendendo a saída do presidente.
Dentro da mobilização nacional #ForaBolsonaro, representantes das centrais sindicais, federações e o Sintrasem ocuparam a escadaria da Catedral em Florianópolis com 69 cruzes (pelas 69 mil mortes x #covid19) para pedir o impeachment de Bolsonaro!
— Portal Desacato (@desacatobrasil) July 10, 2020
📷 Sintrasem pic.twitter.com/hGV7nOF0eI
Além das várias cidades participantes no Brasil, algumas ações presenciais ou virtuais também foram registradas em localidades do exterior, em países como França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal e Estados Unidos.
#ForaBolsonaro no mundo. Não há quem suporte assistir o que o desgoverno impõe ao povo. pic.twitter.com/9MYBSHdsyt
— Vermelha SDV (@VermelhaSDV) July 10, 2020
Os eventos de mobilização contra o presidente Jair Bolsonaro tiveram início ainda durante a madrugada desta sexta-feira (10) e devem se estender até o próximo domingo (12).