Cientistas chineses criaram um rato transgênico resistente ao coronavírus que pode ser usado para testar vacinas e medicamentos contra a COVID-19, afirmou à Sputnik nesta sexta-feira (10) Mi Jidong, chefe-executivo da companhia de biotecnologia chinesa SinoGene.
Ele explicou que animais comuns são imunes ao vírus, portanto, ao utilizar métodos de clonagem e edição de genomas, cientistas podem transplantar genes humanos (hACE2) em criaturas geneticamente modificadas.
Mi salientou que isto é feito "para infectar o animal participante no experimento e testar a eficácia de vacinas e medicamentos".
De acordo com o executivo, os ratos geneticamente alterados para testes de uma vacina contra a COVID-19 foram criados em 23 de junho como parte de um projeto conjunto envolvendo a SinoGene, SPF Beijing Biotechnology e diversas outras companhias.
A SinoGene, por sua parte, apontou que "o uso de ratos hACE2 em estudos relevantes pode aumentar significativamente a eficiência e taxa de sucesso de testes pré-clínicos de medicamentos".
Além disso, a companhia chinesa confirmou sua prontidão para aumentar o processo de criação de ratos transgênicos em apoio aos esforços de pesquisa envolvidos no combate ao vírus.