Como de praxe, Trump usou uma conta em redes sociais para realizar o anúncio.
We have now built 240 Miles of new Border Wall on our Southern Border. We will have over 450 Miles built by the end of the year. Have established some of the best Border Numbers ever. The Radical Left Democrats want Open Borders for anyone, including many criminals, to come in!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 12, 2020
Nós construímos 240 milhas [cerca de 386 quilômetros] novos do muro fronteiriço em nossa fronteira sul. Nós teremos mais de 450 milhas [cerca de 740 quilômetros] construídas até o final deste ano. Estabelecemos alguns dos melhores números de fronteira de todos os tempos. Os democratas radicais de esquerda querem as fronteiras abertas a todos, incluindo muitos criminosos, para que entrem no país!
A construção do muro na fronteira com o México é uma das principais promessas de campanha de Donald Trump. O presidente norte-americano repetiu diversas vezes ao longo de sua trajetória desde a candidatura até a Casa Branca que a construção do muro impediria a imigração ilegal, além do tráfico humano e de drogas.
Inicialmente, a promessa de Trump era ainda mais radical, e incluía obrigar o México a pagar pela construção do muro, direta ou indiretamente, uma vez que o presidente considera que o governo mexicano tem responsabilidade em relação aos imigrantes ilegais que atravessam a fronteira para viver nos EUA.
Apesar disso, essa parte da promessa não se realizou. Trump, porém, introduziu diversas medidas de restrição à imigração nos EUA e chegou a fechar o governo para exigir o financiamento para a construção do muro.
O partido dos democratas se opõe ao projeto e acusa o presidente norte-americano de racismo e xenofobia, mantendo postura crítica em relação ao financiamento do projeto de Trump. Os democratas sustentam que Trump criou uma falsa crise de imigração para obter vantagens políticas.