Avião RC-135S Cobra Ball decolou da base da Força Aérea de Offutt, localizada no estado de Nebraska, EUA, tendo como destino a base norte-americana de Kadena, no Japão, segundo informou o portal de rastreamento Aircraft Spots sem fornecer detalhes sobre a hora do voo.
No sábado (11), o mesmo portal avançou que uma aeronave de vigilância RC-135U Combat Sent dos EUA partiu da base de Kadena para uma missão no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), avança agência Yonhap.
USAF RC-135S 62-4128 COBRA55 departed Offutt AFB, Nebraska for Kadena AB, Okinawa. An interesting deployment! pic.twitter.com/GPqPQ94BLa
— Aircraft Spots (@AircraftSpots) July 12, 2020
Avião da Força Aérea dos EUA RC-135S [...] partiu da base aérea de Offutt, no Nebraska, para a base de Kadena, em Okinawa [no Japão]. Um posicionamento curioso!
Nos últimos meses, aviões de reconhecimento dos EUA têm sido frequentemente avistados perto da península coreana em meio ao aumento de tensões com a Coreia do Norte.
Os voos foram realizados devido ao aumento das tensões por parte da Coreia do Norte, que ameaçou enviar tropas para a região fronteiriça e abolir o acordo intercoreano de redução das tensões como retaliação após o lançamento por Seul de 500.000 balões com panfletos anti-Pyongyang através da fronteira entre os dois países.