Uma tumba coletiva de 18 soldados alemães foi descoberta próximo ao povoado de Kozlice, no sudoeste da Polônia. O Laboratório de Pesquisas Históricas e Arqueológicas POMOST, responsável pela descoberta, publicou em sua página do Facebook fotografias da fossa e os objetos encontrados dentro dela.
Entre estes objetos há punhais, capacetes, cantis, além de fragmentos metálicos com o emblema da Luftwaffe – a Força Aérea do Terceiro Reich – que continha a suástica. Três etiquetas de identidade permitiram estabelecer que os soldados eram paraquedistas.
Além do mais, na fossa foram encontradas duas condecorações, uma delas uma Cruz Espanhola, a medalha que se entregava aos alemães que participaram da Guerra Civil da Espanha ao lado do general Franco.
Durante a Segunda Guerra Mundial, na área das descobertas – que então se considerava alemã e não polonesa – ficava uma base aérea alemã, que foi libertada pelas tropas soviéticas em janeiro de 1945.
Segundo explicou ao portal polonês The First News Tomasz Czabanski, presidente do laboratório, próximo a Kozlice "ocorriam muitas coisas. Foram descobertas muitas tumbas individuais nesta área [...] Contudo, ainda existem muitas tumbas não descobertas".