Variantes destes pequenos veículos aéreos não tripulados têm sido amplamente usados, mesmo por militares dos EUA, como uma forma de proporcionar a pequenas unidades um conhecimento adicional da situação sem revelar sua posição e sem colocar a vida dos militares em risco, informa o portal The Drive.
O portal relata que o Black Hornet teria sido capturado por tropas sírias perto da cidade de Tal Tamr na província de Al-Hasakah, no nordeste do país, que faz fronteira com a Turquia e o Iraque.
Some reports that SAA found samll American UAV in Tal Tamr CS pic.twitter.com/xQNX27Av63
— ZOKA (@200_zoka) July 19, 2020
Há relatos de que o Exército Árabe da Síria encontrou um pequeno drone americano em Tal Tamr.
A versão mais recente do minúsculo drone helicóptero tem menos de 15 centímetros de comprimento e pesa cerca de 45 gramas. O veículo aéreo é controlado por um dispositivo com tela de toque e um controlador de mão.
O Black Hornet pode voar além da zona de visão direta e por uma determinada trajetória utilizando navegação por GPS e voltar automaticamente para o ponto de partida.
Apesar de seu tamanho, o drone possui duas câmeras de vídeo com visão panorâmica de 360 graus e um termovisor.
Em operações noturnas, o aparelho une os canais das três câmeras a fim de fornecer uma visualização única, facilitando aos operadores a identificação de potenciais ameaças e locais de interesse.