Líderes da UE aprovam fundo histórico de resgate econômico
Na madrugada desta terça-feira (21), após quatro dias de reuniões da cúpula em Bruxelas, os 27 líderes da UE chegaram a um acordo com um orçamento de 1,8 trilhão de euros (R$ 11 trilhões) e um plano inédito de recuperação de 750 bilhões de euros (R$ 4,57 trilhões) para superar os danos na economia do bloco, que pode registrar queda de 7,7% em média neste ano, causados pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente do Conselho da UE, Charles Michel, "este acordo envia um sinal concreto de que a Europa é uma força de ação". O pacto ajudará os europeus, especialmente de Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia.
Votação da PEC do Fundeb
Um acordo feito pela Câmera dos Deputados deve viabilizar a votação nesta terça-feira (21) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Líderes do "Centrão", bloco parlamentar que passou a apoiar o governo, estavam ameaçando não dar quórum para a votação da PEC. Pela negociação, o governo destinará um quarto do aporte total da União no Fundeb para a educação infantil. O Fundeb financia 63% da educação básica do Brasil, e está ameaçado a desaparecer no fim deste ano, se a votação trouxer um resultado negativo à PEC.
Brasil com 2,1 milhões de infectados por coronavírus
O país atingiu nas últimas 24 horas a marca de 2.121.645 infectados e 80.251 mortes pela COVID-19, segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa em parceria com as secretarias estaduais de saúde. O Brasil segue sendo o segundo país com maior número de casos e mortes na pandemia no mundo, que já totalizou 14,7 milhões de infectados e mais de 609 mil óbitos, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins. Leia mais sobre o avanço da COVID-19
Teste de vacina chinesa em São Paulo
Os testes com voluntários da vacina chinesa produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech contra o coronavírus começam nesta terça-feira (21) em São Paulo, com nove mil voluntários previstos para receber a dose na terceira fase de testes. O cadastro dos voluntários está sendo realizado pelo Instituto Emílio Ribas, na Zona Oeste, e as inscrições continuam abertas, mantendo como prioridade os profissionais da saúde. Os testes fazem parte de uma parceria com o Instituto Butantan. Leia mais sobre a vacina
Vacina russa contra COVID-19
O Ministério da Defesa russo anunciou nesta terça-feira (21) que a primeira vacina russa contra o coronavírus está pronta. Ontem (20), o ministério informou sobre o término dos testes clínicos e a alta de todos os voluntários, observando que os resultados mostram claramente o desenvolvimento de uma resposta imune em todos os participantes do teste.
Trump envia forças federais para mais cidades 'democratas' nos EUA
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (21) que enviaria policiais para mais cidades dos EUA, como uma repressão federal a protestos antirracismo no estado de Oregon. Trump, que é republicano, citou Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit, Baltimore e Oakland como locais para enviar agentes federais, observando que os prefeitos das cidades eram "democratas liberais". "Estamos enviando policiais", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "Não podemos deixar isso acontecer nas cidades."
Parlamento do Egito aprova envio de tropas para Líbia
O parlamento egípcio aprovou o envio de tropas para a "frente estratégica ocidental" para proteger a segurança nacional da Líbia e combater "grupos terroristas" e "milícias criminosas", comunicaram os legisladores na noite de segunda-feira (20). A medida surge como uma resposta à ação militar turca, que apoia as forças de Trípoli, de avançar militarmente para Sirte, cerca de 370 quilômetros a leste da capital líbia, bastião das forças do marechal Khalifa Haftar. A Líbia vive uma crise política e uma guerra interna desde 2011.