Segundo as FDI, os ataques foram uma resposta a uma tentativa de agressão na fronteira com a Síria. As FDI têm como alvo postos de observação do exército sírio, equipamentos de coleta de informações, canhões antiaéreos e infraestrutura de comando e controle. A informação foi publicada pela agência síria SANA e confirmada pelas FDI nas redes sociais.
In response to an attempted IED attack near the security fence between Syria & Israel last night, we just struck SAF targets in Syria including:
— Israel Defense Forces (@IDF) August 3, 2020
🎯 observation posts
🎯 intel collection systems
🎯 anti-aircraft artillery
🎯 command & control systems
We hold Syria responsible.
Em resposta a uma tentativa de ataque de IED [sigla em inglês para Dispositivos Explosivos Caseiros] perto da cerca de segurança entre Síria e Israel na noite passada, atingimos alvos da SAF [sigla em inglês para Forças Armadas da Síria] na Síria, incluindo: postos de observação, sistemas de coleta de informações, artilharia antiaérea e sistemas de comando e controle. Nós responsabilizamos a Síria.
Os alvos teriam sido direcionados para a região de Al-Kiswah, localizada na província de Rif Dimashq, na Síria. Helicópteros israelenses também atacaram o distrito de Qahtaniyah, no nordeste da Síria.
O governo israelense disse nesta segunda-feira (3) que frustrou uma tentativa da Síria de plantar artefatos explosivos nas colinas de Golã, ao longo da fronteira com a Síria.
"As FDI responsabilizam o regime sírio por todos os eventos em solo sírio e não tolerarão nenhuma violação da soberania israelense", diz uma declaração militar de Israel, conforme publicado pelo Washington Post. Durante a noite no domingo (2), Israel também disse que atingiu alvos na Faixa de Gaza, administrada pelo Hamas, depois que a cidade israelense de Sderot foi atingida. No entanto, nenhum dano foi relatado.
As tensões ao longo da fronteira Israel-Síria têm aumentado nas últimas semanas, depois que um ataque aéreo israelense na Síria matou um combatente do Hezbollah, grupo militante baseado no Líbano.