Em comparação com seus antecessores, os tanques aprimorados possuem capacidades mais avançadas, tanto de ataque como de defesa. Além disso, os especialistas russos melhoraram o motor de turbina a gás, tornando o T-80BVM mais robusto e confiável.
"Como resultado da modernização, todas as principais características deste tanque foram aumentadas: poder de fogo, proteção, mobilidade e comando e controle. Aumentou o alcance de todos os tipos de munição de dia e de noite e [em condições de] visibilidade reduzida", lê-se comunicado do Ministério da Defesa russo.
Além da referida divisão blindada, os T-80BVM são entregues às unidades de infantaria motorizada da Frota do Norte e subunidades de fuzileiros navais da Frota do Pacífico.
De acordo com especialistas, as versões do T-80 têm um significativo potencial de modernização e em certa medida atuam como um elemento dissuasor no contexto da expansão das infraestruturas da OTAN perto das fronteiras russas.
A tripulação do T-80BVM é composta por três pessoas, o peso do veículo é de 46 toneladas, seu motor tem 1.250 c.v. de potência e ele é capaz de atingir velocidades de até 70 km/h. O arsenal do tanque inclui um canhão modernizado de 125 mm e duas metralhadoras com calibres de 12,7 mm e 7,62 mm.
Além do mais, o tanque T-80BVM está equipado com estabilizador de armas, sistemas de comunicações de última geração e complexo de controle de fogo Sosna-U, que inclui telêmetro laser e miras do comandante e do apontador com canais diurnos e noturnos.
"Durante a modernização, os tanques [T-80BVM] receberam o sistema de armamento guiado Refleks, que proporciona vantagem no aumento do alcance de disparo, bem como a capacidade de atingir um tanque inimigo ou outro alvo protegido a uma distância de até cinco quilômetros", detalha o comunicado da entidade militar russa.
Sua principal característica é o motor de turbina a gás que possui várias vantagens, entre elas a capacidade de atingir altas velocidades, a possibilidade de acionar o motor em condições de clima frio sem aquecimento prévio do motor.
Contudo, este tipo de motor é mais suscetível ao pó e tem um consumo de combustível mais alto do que os motores diesel.