O Exército dos EUA já iniciou testes limitados de operação de seu novo Sistema Integrado de Comando de Mísseis e Defesa Aérea (IBCS, na sigla em inglês) no Novo México.
Agora, os testes entrarão em um estágio de fogo real. Serão testados a nova versão da bateria de mísseis MIM-108 Patriot e o blindado Stryker A1 IM-SHORAD, segundo afirmou ao portal Breaking Defense o general Brian Gibson, diretor da equipe de modernização da defesa aérea e antimísseis do Exército.
O IBCS 2.0 "visa integrar as comunicações entre os sistemas lançadores de armas, radares e operadores, permitindo que uma unidade de defesa aérea, como uma bateria Patriot, dispare seus interceptadores utilizando informações fornecidas pelo radar de outra".
Além disso, o IM-SHORAD contará com mísseis Stinger e Hellfire, além de dispor de um canhão automático de 30 milímetros e de um radar multifuncional de 360 graus.
O veículo de oito rodas pode atingir 100 quilômetros por hora em estrada, além de ser um veículo todo-terreno, o que favorece a locomoção rápida dos sistemas antiaéreos.
Os testes do blindado foram adiados devido à pandemia de COVID-19, que exigiu um trabalho de reformulação para minimizar o risco de propagação da doença. Entretanto, o veículo já tinha sofrido outros atrasos e deveria ter entrado em serviço no ano passado, segundo o Defense News.