Em meio aos protestos de massa na Bielorrússia, o Ministério do Interior do país confirmou nesta segunda-feira (10) a primeira morte de um manifestante. Segundo o Ministério, o manifestante tentou jogar um explosivo contra forças de segurança, que acabou detonando em suas mãos, resultando na morte.
Este é o segundo dia de protestos no país contra a reeleição do presidente Aleksandr Lukashenko. Os resultados foram divulgados ainda no domingo (9) pelo comitê eleitoral do país, apontando que Lukashenko teve 80,23% dos votos. A principal opositora do atual presidente, Svetlana Tikhanovskaya, teve 9,9%.
Os protestos se transformaram em confrontos com as forças de segurança no país e, de acordo com o Ministério do Interior do país, pelo menos 3 mil pessoas já foram detidas, sendo que 50 manifestantes e 39 policiais ficaram feridos. Houve também relatos de agressões contra jornalistas.
Mais cedo nesta segunda-feira (10), a oposição liderada por Tikhanovskaya demandou uma transição pacífica de poder do atual presidente Aleksandr Lukashenko.