"O comandante da Força Aérea, major-general Amikam Norkin, decidiu retirar a frota de helicópteros Yanshuf [Black Hawk] das atividades de treinamento e transporte após uma série de problemas técnicos nos motores dos helicópteros nos últimos dois meses", segundo declaração da IAF, citada pelo jornal The Times of Israel.
Embora haja confiança nos helicópteros, os Black Hawk passarão por uma inspeção para que os técnicos da IAF possam compreender melhor os problemas apresentados nos motores das aeronaves.
"Até o fim [da investigação], a frota ficará parada, exceto para atividades operacionais" de combate, afirma o comunicado.
A decisão foi tomada depois que um Black Hawk apresentou um problema técnico durante um voo, que quase resultou na queda da aeronave, enquanto transportava o chefe do Estado-Maior General, general Aviv Kohavi.
"As ações imediatas da tripulação permitiram lidar com o problema de forma segura e em momento algum os passageiros correram risco", segundo um comunicado das Forças de Defesa de Israel.
Na ocasião, ninguém ficou ferido e a tripulação da aeronave conseguiu realizar um pouso de emergência com êxito.