Em um discurso no hangar do Aeroporto de Manchester, no estado norte-americano de New Hampshire, um dia depois de aceitar a nominação republicana para as eleições do país, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a oposição dos democratas à construção de dutos leva os EUA a terem de comprar petróleo da Rússia.
"A Nova Inglaterra tem os preços de energia mais altos dos Estados Unidos, e você sabe por quê? Por que o governador [democrata de Nova York, Andrew] Cuomo não permite que um duto passe pela ponta do estado de Nova York para que o petróleo e o gás, dos quais temos muito, possam chegar lá", disse o presidente norte-americano.
"E vocês sabem onde compram sua energia? Rússia. Você não sabia? Vocês têm navios, muitos deles, da Rússia, por que o governador Cuomo de Nova York não permite o duto", continuou Donald Trump.
Em 2019 os EUA compraram uma média de 515.000 barris de petróleo por dia da Rússia. As exportações totais de petróleo cru e produtos petrolíferos da Rússia para os Estados Unidos em 2019 foram estimadas em US$ 13,8 bilhões (R$ 76,87 bilhões).