O secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, disse no sábado (29) que os EUA deveriam modernizar sua força nuclear como resposta às ações da China.
As Communist China moves to at least double the size of its nuclear stockpile, modernizing our nuclear force and maintaining readiness is essential to a free and open Indo-Pacific. pic.twitter.com/MNbIvDdTkS
— Dr. Mark T. Esper (@EsperDoD) August 29, 2020
À medida que a China comunista procura pelo menos dobrar o tamanho de seu arsenal nuclear, é essencial modernizar nossa força nuclear e manter a prontidão, para um Indo-Pacífico livre e aberto.
Esper fez as observações após uma reunião com o ministro da Defesa japonês, Taro Kono. Após o encontro, o Departamento de Defesa dos EUA declarou que os dois países estavam preocupados "com as ações chinesas na região".
Em 22 de junho, a Rússia e os Estados Unidos iniciaram conversações em Viena, em uma tentativa de salvar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START ou START III), o último acordo que limita os arsenais nucleares dos dois países, que deverá expirar em fevereiro do próximo ano.
A China tem repetidamente recusado o convite para participar das conversações, frustrando as esperanças dos EUA de as tornar trilaterais.