O entendimento entre as duas partes teve participação também dos Estados Unidos, conforme anunciou o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta sexta-feira (11).
Another HISTORIC breakthrough today! Our two GREAT friends Israel and the Kingdom of Bahrain agree to a Peace Deal – the second Arab country to make peace with Israel in 30 days!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 11, 2020
Outro marco histórico hoje! Nossos dois GRANDES amigos Israel e o Reino do Bahrein concordam com um Acordo de Paz — o segundo país árabe a fazer as pazes com Israel em 30 dias!
De acordo com um comunicado conjunto divulgado pelo governo dos EUA, a histórica aproximação entre israelenses e mais uma nação árabe do Oriente Médio contribuirá para a pacificação de toda a região.
"O presidente Donald J. Trump, o rei Hamad bin Isa Al Khalifa, do Reino do Bahrein, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de Israel, conversaram hoje e concordaram com o estabelecimento de relações diplomáticas completas entre Israel e o Reino do Bahrein", diz a nota. "A abertura de diálogo direto e de laços entre essas duas sociedades dinâmicas e economias avançadas continuará com a transformação positiva do Oriente Médio e aumentará a estabilidade, segurança e prosperidade na região."
Ainda de acordo com o documento, os três estadistas destacaram a decisão tomada pelos Emirados Árabes Unidos de anunciar também, no último 13 de agosto, o estabelecimento de laços diplomáticos com Tel Aviv. Uma cerimônia para a assinatura do novo acordo deverá ser realizada na Casa Branca, em Washington, na próxima terça-feira (15).