No anúncio, realizado pelo comitê que recolhe fundos para a reeleição de Trump e emitido entre 8 e 12 de setembro, é possível observar as silhuetas de três soldados segurando armas, assim como aviões de combate sobrevoando, revelou o portal Politico.
SCOOP: A digital ad released by a fundraising arm of the Trump campaign on Sept. 11 calling on people to “support our troops” uses a stock photo of Russian-made MiG-29 fighter jets and a Kalashnikov. (w/ @BryanDBender) https://t.co/Vpf85kdMYd
— Daniel Lippman (@dlippman) September 15, 2020
Furo: um anúncio digital divulgado pelo braço de angariação de fundos da campanha de Trump, em 11 de setembro, chamando as pessoas a "apoiarem nossas tropas" usa uma imagem de arquivo de caças russos MiG-29 e uma Kalashnikov.
"Com toda a certeza é um MiG-29", afirmou Pierre Sprey, que ajudou a projetar os aviões F-16 e A-10 para a Força Aérea dos EUA. "Estou feliz em ver que está apoiando nossas tropas", agregou.
Ruslan Pukhov, diretor do Centro de Análises de Estratégias e Tecnologias, com sede em Moscou, Rússia, confirmou ao portal que se trata de um caça MiG-29 e disse que um dos soldados do anúncio carrega um fuzil de assalto Kalashnikov, o AK-74.
A imagem utilizada, segundo o Politico, procede do banco de fotos, vídeos e música Shutterstock.