Os vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave realiza o primeiro acionamento de motor e taxiamento no aeroporto de Navegantes.
A Saab do Brasil informou que a aeronave, de matrícula FAB4100, passou por alguns testes em solo, incluindo o acionamento do motor e o taxiamento.
"A minha expectativa é que o voo ocorra de maneira tranquila. Até o momento tudo aconteceu dentro do planejado. Eu acredito que continuaremos assim", afirmou o piloto de testes da Saab, Marcus Wandt.
Wandt, foi o responsável pelos testes da aeronave na tarde de quarta-feira (23). Segundo ele, os testes foram realizados para ter certeza de que o caça brasileiro está pronto para o voo.
Hoje, 23/09, o Gripen passou por alguns testes em solo no aeroporto de Navegantes (SC). O acionamento do motor e o taxiamento foram alguns dos ensaios. #GripenBrasileiro #ColaboraçãoReal @fab_oficial pic.twitter.com/nbUb4Vl0EN
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) September 24, 2020
O primeiro F-39 Gripen chegou ao porto de Navegantes no dia 20 de setembro e foi transportado por via terrestre ao aeroporto no dia 22 de setembro.
O Gripen chegou no Brasil no último domingo, dia 20/09. Veja como foi o momento em que o caça tocou o solo brasileiro. 🇸🇪 ✈ 🇧🇷
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) September 22, 2020
Acompanhe tudo em nossas redes sociais! 😍 🛬 @fab_oficial #GripenBrasileiro #ColaboraçãoReal pic.twitter.com/v65fpralct
O Gripen voará para Gavião Peixoto, em São Paulo, onde fica a fábrica da Embraer que, no futuro, produzirá as versões nacionais do caça. Dos 36 modelos comprados pelo governo brasileiro, no valor atualizado de R$ 24,4 milhões, 15 serão produzidos na cidade paulista. A previsão é de que o avião estará em operação no segundo semestre de 2021.