O Reino Unido planeta realizar os primeiros testes de vacinas contra o coronavírus no mundo, infectando deliberadamente voluntários com o vírus.
"Estamos trabalhando com parceiros para entender como podemos colaborar no desenvolvimento potencial de uma vacina contra a COVID-19 através de estudos do desafio em humanos", afirmou uma porta-voz do governo britânico, citada pela agência Reuters.
"Estas discussões são parte do nosso trabalho para pesquisar formas de tratar, limitar e, com sorte, prevenir o vírus para que possamos colocar um fim à pandemia o quanto antes", agregou.
Previamente, em 23 de setembro, o Financial Times relatou os testes, citando pessoas envolvidas no projeto. O jornal indicou que os testes, financiados pelo governo britânico, serão anunciados de maneira oficial na próxima semana e vão começar em janeiro de 2021 em Londres.
É previsto que os participantes recebam uma candidata para vacina e aproximadamente um mês depois sejam infectados pelo coronavírus. Para evitar o risco de complicações graves, especialistas vão utilizar o antiviral remdesivir.
Aproximadamente dois mil voluntários se inscreveram para participar dos estudos, com possibilidade de pagamento aos participantes de mais de 3.750 libras (R$ 26.678).