After a thorough analysis and search of the air leak at the International Space Station, the leak was located in the Zvezda Service Module containing scientific equipment.
— РОСКОСМОС (@roscosmos) September 29, 2020
The leak is localized in the working compartment of the service module. pic.twitter.com/CUJLuocBDa
Após as buscas pelo vazamento de ar na Estação Espacial Internacional, o local foi detectado no módulo de serviço Zvezda, onde estão situados equipamentos científicos. O vazamento está localizado no compartimento de trabalho do módulo de serviço.
A informação da agência chega dias depois que uma fonte do setor espacial revelou que havia um vazamento de ar na EEI e que a intensidade do problema estava aumentando gradualmente.
"Em setembro, a velocidade do vazamento de ar aumentou mais 2,5 vezes, para 1,4 kg por 24 horas, o que levou a mais um isolamento da tripulação", informou a fonte.
Um pequeno vazamento de ar foi detectado na EEI em setembro de 2019. No mês passado, a intensidade do evento aumentou, o que fez com que a tripulação tivesse que permanecer isolada no segmento russo por quatro dias, enquanto as escotilhas do módulo eram fechadas para a realização de testes. No entanto, o local exato do vazamento não foi encontrado e a tripulação precisou ficar isolada novamente no segmento russo durante o último fim de semana.
A tripulação da EEI é formada atualmente pelos cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, e pelo astronauta americano Christopher Cassidy.