Recuperação de COVID-19 pode durar até meio ano, revela infectologista

© AP Photo / Domenico StinellisMédicos da Unidade de Terapia Intensiva da Clínica de COVID-19 de Casal Palocco nos arredores de Roma cuidam de pacientes, 21 de outubro de 2020
Médicos da Unidade de Terapia Intensiva da Clínica de COVID-19 de Casal Palocco nos arredores de Roma cuidam de pacientes, 21 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recuperação de COVID-19 leve pode durar até um mês, diferentemente da de um caso grave, que pode durar até meio ano.

A recuperação do corpo depende da gravidade da doença, de acordo com profissional autônomo sênior de doenças infecciosas do Ministério da Saúde da Rússia, Vladimir Chulanov.

Na forma moderada ou grave da COVID-19, o tecido pulmonar fica muito danificado. O corpo precisa de mais tempo para se recuperar.

Médicos ainda estão acumulando experiência na reabilitação do coronavírus, por isso ainda não há dados precisos sobre quanto tempo leva para se recuperar.

"[A recuperação de] um caso leve leva pouco tempo, assim como acontece durante outras infecções virais respiratórias agudas, normalmente sazonais. Habitualmente, a recuperação dura duas ou três semanas, até um mês. Já em casos graves, por exemplo, é parecida com gripe, depois de uma gripe grave a recuperação pode durar até seis meses", informou especialista.

Geralmente, a reabilitação é parecida com a de pacientes com doenças respiratórias crônicas, que passam por ginástica e fisioterapia respiratória e têm recomendado por médicos uma alimentação diversificada, mesmo não existindo recomendações específicas.

"A única coisa que pode ser mencionada aqui é que da mesma maneira como para recuperação de qualquer doença, a alimentação deve ser diversificada, com quantidade suficiente de proteínas e vitaminas. Deve ser incluída uma quantidade satisfatória de frutas", comentou Chulanov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала