"A partir de 2030 em diante, os caças rivais europeus precisarão de substituição devido ao envelhecimento, mas o custo de produção deles é relativamente alto. A América dispõe a vantagem do preço, mas não aprova a venda dos novos caças para alguns países", afirmou ao The Korea Herald o engenheiro-chefe do projeto KF-X, Lee Il-woo.
Além disso, os sul-coreanos pretendem substituir suas aeronaves de terceira geração F-4 e F-5 para reforçar seu poder aéreo contra outras potências militares.
"Nossa aeronave de geração 4.5 é uma 'máquina radical'", citou ao falar sobre os sistemas sofisticados do projeto KF-X.
A produção massiva da aeronave, conhecida como KF-X e que deve passar por um ano de testes no solo e quatro anos de testes de voo, está prevista apenas para 2026.
Lee também afirmou que em comparação com outras grandes empresas do mercado, como Boeing e Airbus, que por vezes atrasam a entrega de suas aeronaves, a sul-coreana mantém o plano para sua produção, o que é motivo de orgulho no país.
O KF-X pode alcançar uma velocidade Mach 1,83, além de ter um alcance de aproximadamente 2.900 quilômetros. O caça tem um peso máximo de decolagem de 25.580 kg e pode transportar até 7.700 kg de carga útil, informa o portal Janes.
A aeronave sul-coreana contará com dois assentos em tandem e três pilones debaixo de cada asa para armas ou tanques de combustível, além de ser capaz de transportar quatro mísseis sob a fuselagem.