- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil terá 1ª década de queda em investimentos desde os anos 1980, diz estudo

© Folhapress / Pedro LadeiraMinistro da Economia, Paulo Guedes, durante evento no Palácio do Planalto
Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante evento no Palácio do Planalto - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) mostra que a década entre 2011 e 2020 deve ser a primeira com queda de investimentos desde os anos 1980 no Brasil.

Conforme publicou o portal G1 neste domingo (25), o estudo aponta que a taxa de investimento deve terminar a década com recuo médio anual de 2,2%. A última vez que isso ocorreu foi ao longo da década de 1980, conhecida como "década perdida".

A mesma FGV já mostrou anteriormente que a década atual terá o pior resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos 120 anos.

O estudo aponta que o desempenho ruim nos investimentos teve início em 2014, se aprofundou com a recessão até 2016, ensaiou recuperação leve até o ano passado e, com a pandemia da COVID-19, voltou a cair junto com o PIB. A atual projeção do relatório de mercado Focus, do Banco Central, é de que o PIB cairá 5% neste ano.

© Folhapress / Fernanda Luz / AgifEm Santos, litoral do estado de São Paulo, pessoas transitam de máscara em meio à pandemia da COVID-19 no Brasil, em 16 de agosto de 2020
Brasil terá 1ª década de queda em investimentos desde os anos 1980, diz estudo - Sputnik Brasil
Em Santos, litoral do estado de São Paulo, pessoas transitam de máscara em meio à pandemia da COVID-19 no Brasil, em 16 de agosto de 2020

Ainda segundo o estudo da FGV, que utiliza uma projeção do Banco Central para calcular o investimento de 2020, o indicador registrará queda de 6,6% neste ano.

A pesquisa aponta também que mesmo sem a pandemia o nível de investimento seria considerado baixo para a década. As projeções anteriores apontavam alta de 4,1% para 2020, o que colocaria a década sob queda média de 1,2% ao ano no indicador.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала