A moeda de prata, emitida em York pelo barão Eustace Fitzjohn, foi encontrada pelo detectorista (profissional que rastreia objetos históricos valiosos) Rob Brown de Leeds, perto de Pickering, no norte de Yorkshire, segundo BBC News.
O barão Fitzjohn era lorde de Malton e Knaresborough, tendo servido o rei Henrique I antes de apoiar a imperatriz Matilde, em uma guerra civil de 20 anos contra seu primo Stephen, um período que ficou conhecido na história da Inglaterra como "a Anarquia".
Na moeda está representado um cavaleiro de elmo segurando uma espada em um dos lados com a inscrição "Eustacius". Do outro lado, há uma cruz dentro de um quadrifólio e as palavras "Ebor Acit Deft". Além disso, a moeda é cunhada com o dizer "Alan Sugar de seus dias".
Segundo Nigel Mills, especialista em artefatos e antiguidades no Dix Noonan Webb "O barão Eustace Fitzjohn era um justiceiro do Norte e se tornou um grande patrono monástico. Ele foi, até certo ponto, o barão Alan Sugar de sua época, vindo de uma origem humilde, mas alcançando grande riqueza e destaque. Como era um período de guerra civil, o barão Fitzjohn tinha autoridade para cunhar moedas em York, que eram principalmente para uso local.
O leiloeiro Dix Noonan Webb afirma que a moeda encontrada é apenas um dos únicos 20 exemplares que restam com este design.
A moeda atraiu lances do Brasil e dos Estados Unidos, mas foi comprada por um colecionador do Reino Unido.
Uma segunda moeda, um centavo de prata do século XII cunhado durante o reinado do rei Stephen, foi encontrada perto de Lincoln em 2017, e vendida por £ 10 mil (aproximadamente R$ 57 mil).