"A Almaz-Antei cumpriu o contrato antes do prazo previsto. As obrigações do consórcio para com o Ministério da Defesa da Rússia em 2020 quanto à entrega dos S-400 Triumph foram concluídas. O equipamento passou por testes de fogo, que decorreram normalmente. O cumprimento antecipado da maioria de nossas obrigações no quadro das encomendas militares do Estado tem sido uma tradição há tempos", afirmou o porta-voz.
Ao menos três regimentos de S-400 foram entregues aos militares em 2020, em março, agosto e setembro. O equipamento passou por testes de fogo em cenários simulados de defesa aérea antes de ser entregue.
Em setembro, os militares russos receberam um total de 552 lançadores múltiplos S-400, divididos por 33 regimentos. Além disso, as tropas russas contam com ao menos 125 batalhões de S-300 (aproximadamente 1.500 lançadores ao todo), muitos deles modernizados.
No próximo ano, os militares esperam o início da entrega dos S-500 Prometey (Prometheus) de próxima geração.
Atualmente, o S-400 é o sistema móvel de defesa antiaérea mais avançado do arsenal russo. Além da Rússia, o sistema integra as Forças Armadas da Bielorrússia, China e Turquia, enquanto a Índia aguarda a entrega do sistema, prevista para este ano.
Um regimento de mísseis é composto por 16 lançadores múltiplos com quatro tubos de mísseis cada um.