Merkel quer ampliação de contribuições à iniciativa da OMS por vacinas contra a COVID-19

© AP Photo / Michael SohnA chanceler alemã Angela Merkel durante coletiva de imprensa em Berlim, capital do país.
A chanceler alemã Angela Merkel durante coletiva de imprensa em Berlim, capital do país. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Neste sábado (21), a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu aos países do G20 que aumentem as contribuições financeiras para a iniciativa pela vacina contra a COVID-19 liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao fazer o apelo aos países integrantes do G20, a mandatária alemã ressaltou que a OMS ainda não tem o volume necessário de recursos para garantir que a vacina seja distribuída globalmente.

"Para conter a pandemia, cada país precisa ter acesso e poder pagar a vacina. Os fundos prometidos até agora ainda não são suficientes para isso. Peço, portanto, a todos que apoiem essa importante iniciativa. Essa assistência de curto prazo é do interesse de todos nós", disse Merkel em mensagem gravada durante evento sobre preparação e resposta à pandemia, paralelo à cúpula do G20.
© REUTERS / Denis BalibouseSede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça
Merkel quer ampliação de contribuições à iniciativa da OMS por vacinas contra a COVID-19 - Sputnik Brasil
Sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça

Merkel também afirmou que é necessário garantir que o mundo esteja melhor preparado para situações de crises sanitárias graves como a da pandemia da COVID-19.

"E também é do nosso interesse melhorar a preparação global para uma pandemia a longo prazo. Para este fim, precisamos fortalecer de forma sustentável a Organização Mundial da Saúde", afirmou Merkel.

A chanceler acrescentou ainda que o mundo precisa de "melhor cooperação" e o G20 é capaz de fornecer apoio vital "nesta área". A pandemia da COVID-19 e a crise econômica deflagrada pela doença estão entre os principais temas da agenda da cúpula do G20, que teve início neste sábado (21).

© Sputnik / Vladimir Pesnya / Acessar o banco de imagensVoluntária toma a vacina Sputnik V durante testes clínicos pós-registro do medicamento em Moscou
Merkel quer ampliação de contribuições à iniciativa da OMS por vacinas contra a COVID-19 - Sputnik Brasil
Voluntária toma a vacina Sputnik V durante testes clínicos pós-registro do medicamento em Moscou

Conforme apontam os dados da Universidade Johns Hopkins, foram registrados até agora, em todo o mundo, quase 58 milhões de casos da COVID-19, além de cerca de 1,37 milhão de mortes causadas pela doença.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала