Além de brilhar nos gramados pelo mundo, Maradona notabilizou-se também por se posicionar politicamente, tanto durante sua carreira como jogador como depois de pendurar as chuteiras.
O maior jogador da história da Argentina nunca escondeu sua preferência pelos governos de esquerda, e mantinha relações próximas com lideranças esquerdistas da América Latina e de outros países.
Veja o que disseram algumas destas lideranças sobre a despedida do craque argentino.
Argentina: Alberto Fernández e Cristina Kirchner
Tanto Fernández, atual presidente, como Cristina Kirchner, que comandou o país de 2007 a 2015, expressaram suas condolências. Fernández disse que a Argentina vai sentir a falta "do maior de todos", enquanto Kirchner mandou mensagem para amigos e familiares do craque.
Nos llevaste a lo más alto del mundo. Nos hiciste inmensamente felices. Fuiste el más grande de todos.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 25, 2020
Gracias por haber existido, Diego. Te vamos a extrañar toda la vida. pic.twitter.com/pAf38sRlGC
Você nos levou ao topo do mundo. Nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos.
Obrigado por ter existido, Diego. Sentiremos sua falta para o resto da vida.
Mucha tristeza... Mucha. Se fue un grande.
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) November 25, 2020
Hasta siempre Diego, te queremos mucho. Enorme abrazo a sus familiares y seres queridos. pic.twitter.com/Fv8zhnL1V3
Muita tristeza... Muita. Foi-se um grande.
Até sempre Diego, te amamos muito. Grande abraço aos familiares e entes queridos.
Brasil: Lula e Dilma
Os dois ex-presidentes do PT, Lula e Dilma, se manifestaram pelo Twitter. Lula ressaltou a luta pela "soberania latino-americana" defendida pelo argentino, enquanto Dilma afirmou que Maradona "merece ser admirado pela defesa dos direitos dos povos da América Latina".
2 Mas Maradona também merece ser admirado pela defesa dos direitos dos povos da América Latina e do Caribe à soberania, à democracia e à justiça social.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) November 25, 2020
Leia no link a seguir a íntegra da nota:https://t.co/TT4PesKNah pic.twitter.com/SCkTu2yMRK
1 - Diego Armando Maradona foi um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única. A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latinoamericano marcaram nossa época. pic.twitter.com/DubeM2PgQ4
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2020
Bolívia: Evo Morales e Luis Arce
Evo Morales, que comandou a Bolívia de 2006 a 2019, lamentou a perda do craque e disse que Maradona era "uma pessoa que sentia e lutava pelos humildes". Já o atual presidente, Luis Arce, disse que "o mundo chora a irreparável perda" do craque argentino.
Con un dolor en el alma me he enterado de la muerte de mi hermano, Diego Armando Maradona. Una persona que sentía y luchaba por los humildes, el mejor jugador de fútbol del mundo. pic.twitter.com/7cNMtRTRHG
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) November 25, 2020
Com dor na alma recebi a notícia da morte do meu irmão, Diego Armando Maradona. Uma pessoa que sentia e lutava pelos humildes, o maior jogador de futebol do mundo.
Lamentamos profundamente el sensible fallecimiento del gran 10 del fútbol y hermano latinoamericano Diego Armando Maradona. El mundo llora su irreparable pérdida. Nuestras condolencias a sus seres queridos y toda la familia futbolera. pic.twitter.com/f7OETDBKhQ
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) November 25, 2020
Lamentos profundamente o sensível falecimento do grande 10 do futebol e grande irmão latino-americano Diego Armando Maradona. O mundo chora sua perda irreparável. Nossas condolências a seus entes queridos e a toda a família do futebol.
Espanha: Pedro Sánchez
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, disse que o mundo perdeu uma de suas lendas. "Com sua canhota você desenhou os sonhos de várias gerações", escreveu o presidente espanhol.
Todo mi cariño para el mundo del fútbol, que hoy pierde a una de sus leyendas. Nos deja uno de los mejores jugadores de la historia, el argentino Diego Armando Maradona.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) November 25, 2020
Con tu zurda dibujaste los sueños de varias generaciones. Eterno, pibe. pic.twitter.com/cQ7FB7LCln
Todo o meu carinho ao mundo do futebol, que hoje perde uma de suas lendas. Um dos melhores jogadores da história nos deixa, o argentino Diego Armando Maradona. Com sua canhota você desenhou os sonhos de várias gerações. Eterno, pibe.
Itália: Giuseppe Conte
Maradona brilhou nos gramados da Itália: o argentino fez história no país atuando pelo Napoli. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, deu adeus ao "eterno campeão".
Il mondo intero piange la scomparsa di #Maradona, che con il suo talento ineguagliabile ha scritto pagine indimenticabili della storia del calcio. Addio eterno campione. pic.twitter.com/nhNo1ySjdp
— Giuseppe Conte (@GiuseppeConteIT) November 25, 2020
O mundo inteiro lamenta a passagem de #Maradona, que com seu talento inigualável escreveu páginas inesquecíveis da história do futebol. Adeus eterno campeão.
Vaticano: Papa Francisco
O Papa Francisco, que é argentino e fã de futebol, lamentou a morte de Maradona por meio de nota enviada à imprensa pelo Vaticano.
"O papa foi informado da morte de Diego Maradona. Ele se lembra das vezes em que o econtrou nos últimos anos com carinho, e está se lembrando dele em suas orações, como fez nos últimos dias, quando foi informado de sua condição”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, segundo a Reuters.
Venezuela: Nicolás Maduro
Maduro, que esteve com Maradona diversas vezes, disse que perde hoje "um irmão e amigo incondicional da Venezuela". Afirma também que Maradona estará sempre em seu coração e seus pensamentos.
Mucha tristeza, nos ha dejado la leyenda del fútbol, un hermano y amigo incondicional de Venezuela. Querido e irreverente "Pelusa", siempre estarás en mi corazón y en mis pensamientos. No tengo palabras en este momento para expresar lo que siento. ¡Hasta siempre Pibe de América! pic.twitter.com/O0ZRblmB2P
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) November 25, 2020
Muita tristeza, a lenda do futebol nos deixou, um irmão e amigo incondicional da Venezuela. Querida e irreverente "Pelusa", você estará sempre no meu coração e nos meus pensamentos. Não tenho palavras no momento para expressar o que sinto. Adeus Pibe da América!