Um vulcão na província indonésia de Nusa Tenggara entrou em erupção neste domingo (29), espalhando cinzas e fumaça a até quatro quilômetros de altura e forçando mais de 2.700 residentes a buscar refúgio. As informações são da Reuters.
Evacacion tras Erupcion del Volcan Monte Ile Lewotolok, Lewoleba, Nusa Tenggara Oriental #Indonesia. (29.11.2020). #Eruption #Volcano #Gunung #Evacuation
— ⚠David de Zabedrosky🌎 (@deZabedrosky) November 29, 2020
By: Teguh Dwi Hartono pic.twitter.com/F6XypFJBBV
Evacuação pela erupção do vulcão Monte Ile Lewotolok, Lewoleba, Nusa Tenggara Oriental.
Raditya Jati, porta-voz da agência de desastres do país, disse em um comunicado que a erupção do vulcão Ile Lewotolok, cerca de 2.600 quilômetros a leste da capital da Indonésia, Jacarta, causou pânico entre os que vivem nas proximidades.
Cerca de 2.780 pessoas de 26 aldeias buscaram refúgio, embora nenhuma vítima tenha sido registrada até agora, disse Jati.
Wsrga yg panik
— Ottong Al ghofar (@AlOttong) November 29, 2020
Semoga diberi keselamatan pic.twitter.com/75LL2DDAmb
População Wsrga entrou em pânico. Esperançosamente, a segurança é dada.
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia disse em seu site que a área próxima ao vulcão provavelmente será inundada por "nuvens quentes, fluxo de lava, avalanche de lava e gás venenoso".
Ketinggian abu vulkanik,gunung ILE Lewotolok NTT/Nusa Tenggara Timur. pic.twitter.com/soLeLKDn4j
— #NKRI (@NKRI__1) November 29, 2020
Altura das cinzas vulcânicas no Monte ILE Lewotolok.
Kasbani, o chefe do centro, disse à Reuters que o status do vulcão foi elevado ao segundo nível mais alto no sistema de alerta de quatro níveis da Indonésia devido a "ameaças crescentes".
Existem apenas três outros vulcões com este nível, disse a agência. Entre eles estão o vulcão Merapi na ilha de Java e Sinabung em Sumatra, que entrou em erupção este mês.