- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Fraude em álcool gel usado para prevenir COVID-19 é alvo de operação da Polícia Federal em Minas

© Folhapress / Agatha Gameiro/FramePhotoMovimentação de pessoas em lojas para comprar álcool em gel que está sendo limitado a venda de um frasco por pessoa na região da 25 de Março na tarde desta quarta-feira (18) em São Paulo.
Movimentação de pessoas em lojas para comprar álcool em gel que está sendo limitado a venda de um frasco por pessoa  na região da 25 de Março na tarde desta quarta-feira (18) em São Paulo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Suspeita começou quando a PF comprou produto em Porto Alegre. Crimes contra a saúde pública e estelionato em duas cidades mineiras, onde está o fornecedor, podem valer penas de sete a 15 anos de prisão.

Uma fornecedora de álcool gel sem eficácia comprovada foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (1º), informou o site G1. São quatro mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e em São José da Lapa, cidade na região metropolitana da capital mineira.

Segundo as investigações, a PF investiga suspeita de crime contra a saúde pública. A apuração começou em Porto Alegre (RS) , em agosto, quando a PF local identificou, através de perícia, que o álcool gel comprado pela própria corporação estava em desacordo com as exigências de saúde.

Segundo a PF, a apuração passou para o órgão em Minas Gerais porque os fornecedores têm sedes na capital mineira e em São José da Lapa. A PF relatou que há desigualdade de informações entre as especificações técnicas de rotulagem e a eficácia do produto.

Os mandados foram expedidos pela 35ª Vara Criminal da Justiça Federal em Belo Horizonte e a ação policial é feita com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Belo Horizonte (Visa).

Os envolvidos podem responder pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e pelo crime de estelionato (obtenção de vantagem ilícita). As penas podem chegar a 15 e sete anos de prisão, respectivamente.

O álcool gel é produto comprovadamente eficaz na higienização que combate a COVID-19. Também é conhecido como álcool 70, ou seja, é composto por 70% de álcool etílico (etanol). De acordo com o Conselho Federal de Química, essa é a quantidade necessária para combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos.

É possível identificar esse grau observando o rótulo do produto. Às vezes, em vez do símbolo de percentagem, é usado o que indica os graus do produto como nas marcações de temperatura.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала