Na segunda-feira (30), a Marinha dos EUA informou que devido aos graves danos sofridos pelo USS Bonhomme Richard durante o incêndio que consumiu a embarcação por quatro dias em julho, o navio de assalto anfíbio será desmontado, segundo a ABC.
Os custos estimados de reparação ou reconstrução do navio são de quase US$ 3,2 bilhões (R$ 17 bilhões), além disso, a manutenção levaria de cinco a sete anos para ser realizada. Desta forma, o país gastaria quase o mesmo valor e tempo para construir um novo e moderno navio, explicou Eric H. Ver Hage, comandante do Centro Regional de Manutenção da Marinha.
Durante o início do processo de desmanche, as peças que possam ser utilizadas em outros navios militares serão mantidas. Enquanto isso, a tripulação do navio descartado será designada a outras posições dentro da Marinha.
O USS Bonhomme Richard entrou em serviço em 1998. Esse ano, no dia 12 de julho, sofreu danos graves devido a um incêndio que ocorreu enquanto o navio recebia manutenção de rotina na base naval de San Diego, Califórnia, EUA.