COVID-19 se tornará pandemia de fome na América Latina, afirma ONU

© AP Photo / Andre PennerPessoas comem em restaurante popular patrocinado pelo governo do Brasil no âmbito do Programa Fome Zero, São Paulo, 22 de julho de 2011
Pessoas comem em restaurante popular patrocinado pelo governo do Brasil no âmbito do Programa Fome Zero, São Paulo, 22 de julho de 2011 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A situação gerada pela COVID-19 é "dramática" e levará a América Latina a uma "pandemia de fome", alertou nesta quarta-feira (2) o diretor regional do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Miguel Barreto.

"Estamos em uma situação dramática. Com a COVID-19, isso está se transformando em uma pandemia de fome, já que um em cada três habitantes da região não tem acesso a alimentos nutritivos e suficientes", disse Barreto durante a apresentação do "Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2020", elaborado por cinco entidades da organização.

​​Segue a apresentação do "Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2020".

O diretor alertou que se essa tendência continuar, não será possível cumprir a meta de fome zero presente nos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", porque, em 2030, haverá 67 milhões de pessoas passando fome na região, "sem considerar o impacto da COVID-19".

Segundo a ONU, entre 2000 e 2014, a fome na América Latina e Caribe caiu mais de 50%, mas voltou a aumentar depois disso. Ao mesmo tempo, também estão aumentando os quadros de sobrepeso e obesidade na região, afetando 262 milhões de pessoas. Doenças crônicas relacionadas a uma dieta pobre em nutrientes e rica em gordura, sal e açúcar estão entre as principais causas de morte pelo mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала