A oitava temporada do Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade da Gazprom está concluída. Pela primeira vez na história, no âmbito da temporada foi organizado o Football for Friendship e World Championship para jovens esportistas de 104 países. Ao todo, mais de um milhão de pessoas participaram das atividades da oitava temporada.
"Unimos o mundo unindo os amigos!" – assim soa o lema do Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade da Gazprom da temporada de 2020. Os participantes do Programa – jovens jogadores de futebol e jornalistas de 10 a 16 anos de idade – atuam nos seus países como os embaixadores dos valores importantíssimos para toda a humanidade — amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, fidelidade, vitória, tradições e honra. A realização do programa é apoiada pela FIFA, UEFA, pelas associações nacionais de futebol de vários países e pelos clubes líderes do mundo. Roberto Carlos, campeão da Copa do Mundo e tricampeão da Liga dos Campeões da UEFA, é o embaixador global do programa.
No decorrer da temporada, jovens participantes com apoio de esportistas famosos, representantes de academias de futebol e jornalistas de veículos de imprensa líderes realizaram mais de 50 atividades. Os jovens representantes aprenderam não só as estratégias e táticas de jogo e os novos truques de futebol, mas também se tornaram apresentadores e repórteres dos eventos, falaram sobre as suas iniciativas ambientais e sociais, participaram de debates globais no âmbito do 75º aniversário da ONU.
Na base da Academia de Treinadores do Futebol pela Amizade, foi lançado um módulo educacional gratuito em 10 idiomas. Até então, mais de cinco mil treinadores e professores de educação física de vários países capacitaram na academia.
As atividades finais da temporada decorreram on-line. Mais de 100 academias de futebol do mundo inteiro apresentaram os seus projetos de apoio e treinamento de jovens esportistas no âmbito Fórum Internacional do Futebol pela Amizade anual. Os projetos da Bolívia, Índia, Nigéria e da Rússia foram reconhecidos como os melhores. Os jovens participantes jovens de 104 países se capacitaram na Escola de Nove Valores e efetuaram uma votação no clube de futebol mais socialmente responsável do mundo. Para as crianças, o vencedor da Copa de Nove Valores de 2020 é o Barcelona Futebol Clube.
Na conclusão da temporada, os jovens participantes marcaram presença virtual no Football for Friendship e World Championship. O vencedor do Campeonato foi a equipe da amizade Granular Salamander composta por jogadores mirins da Bósnia-Herzegovina, do Cazaquistão, da Letônia, dos EAU, da Rússia e da Turquia. O campeonato foi organizado na base do jogo multiplayer Football for Friendship World (F4F World), criado especialmente para o programa. Nesta quinta-feira (10), ou seja, no Dia Internacional do Futebol, o novo jogo para celulares está disponível para todos os interessados a ser baixado.
No final da temporada, o Futebol pela Amizade estabeleceu um novo recorde mundial do Guinness por realizar uma atividade on-line de futebol com o maior número de participantes no mundo. Foi organizado um workshop de 2,5 horas para os jovens participantes de mais de 100 países; o workshop incluiu transmissões de vídeo ao vivo da França, do Brasil, da Rússia, do Uruguai, do Paquistão, da Irlanda, do Chipre, do Peru, da Índia, da Guiana e da Espanha. Antes, o programa já tinha sido recordista do Guinness por realizar o treino de futebol mais multinacional da história.
Viktor Zubkov, presidente do Conselho da Direção da Gazprom, pontuou:
"A Gazprom realiza o Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade desde 2013. Durante este tempo, o projeto reuniu milhares de meninos e meninas de várias nacionalidades e capacidades físicas de 211 países. Hoje podemos ter orgulho da geração inteira de esportistas, figuras públicas, jornalistas e, simplesmente, de jovens incentivados, a quem o Futebol pela Amizade ofereceu oportunidades incríveis para o desenvolvimento."
Roberto Carlos, o embaixador global do Futebol pela Amizade, ressaltou que se trata de um programa que reúne as crianças verdadeiramente talentosas e empenhadas, apaixonadas pelo futebol. "O programa dá-lhes uma oportunidade de se desenvolver, conhecer melhor uns aos outros e encontrar novos amigos em outros países. Muitos jogadores mirins sonham em entrar no Futebol pela Amizade, e os valores, que são comuns para toda a humanidade e os quais o programa promove, realmente são importantes para as crianças, para o futuro delas."
Frank Ludolph, que chefia o Departamento do ensino dos especialistas na área de futebol da UEFA, pontuou ter ficado impressionado com o programa.
"Fico impressionado tanto com o nível de profissionalismo dos organizadores, quanto com o plantel internacional do Futebol pela Amizade. Espero sinceramente que no futuro próximo a pandemia se torne apenas uma recordação. Creio que todos os eventos de futebol e de esporte vão decorrer outra vez nos campos reais no formato habitual. Mesmo assim, estamos entrando em uma nova era de interação, da aquisição de conhecimentos via os meios combinados de comunicação. Desejo aos organizadores grandes sucessos nas temporadas futuras do programa que permanece fiel, independentemente das circunstâncias, aos princípios do desenvolvimento sustentável."
Referências sobre o Programa Futebol pela Amizade
O Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade da Gazprom é realizado desde 2013. Ao longo de sete temporadas realizadas, o programa reuniu mais de seis mil participantes e atraiu mais de cinco milhões de apoiadores.
Os participantes do programa são jovens jogadores e jovens jornalistas, compreendendo meninos e meninas de 12 anos de idade, inclusive crianças com deficiências. Representando vários países e várias culturas, os jovens jogadores de futebol se reúnem em times mistos e demonstram pelo seu exemplo que a nacionalidade, o sexo e as capacidades físicas não são obstáculos para jogar em um time. Os jovens jornalistas cobrem os eventos acontecidos dentro do Programa no Centro de Imprensa Infantil Internacional. Todos os participantes obtêm um status de Jovem Embaixador e, depois de voltar para casa, continuam compartilhando a experiência ganhada no Futebol pela Amizade e promovendo os valores comuns para toda a humanidade — amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, fidelidade, vitória, tradições e honra.
A UEFA, a FIFA, as federações de futebol de vários países e os clubes principais do mundo, fundações de caridade internacionais, jogadores, políticos e artistas famosos apoiam o Futebol pela Amizade. O projeto já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais na área da responsabilidade social, esporte e comunicações, inclusive o recorde mundial por realizar o treino de futebol mais multinacional da história.
Em 2020, o Futebol pela Amizade será realizado no formato on-line. A plataforma digital especial reunirá mais de 10 mil jogadores de todas as idades e se tornará uma base para competições de crianças internacionais, bem como um campo de jogos, onde cada interessado terá a oportunidade de treinar, de criar times internacionais mistos e jogar o jogo preferido no formato do Futebol pela Amizade sem sair de casa.
Os sites oficiais do programa:
Fotos e vídeos para a mídia: http://media.footballforfriendship.com
Site: https://www.gazprom-football.com/football-for-friendship/
Instagram: https://www.instagram.com/footballforfriendship/
Facebook: https://www.facebook.com/FootballForFriendship/
YouTube: https://www.youtube.com/user/FOOTBALL4FRIENDSHIP
Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_pela_Amizade
Twitter: https://twitter.com/f4fprogramme